sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Regeneração ou o Novo Nascimento



Basicamente, a regeneração ocorre em 2 etapas:

Primeira: O candidato tem que sentir que está perdido. O Senhor Jesus só pode salvar aqueles que se acham perdidos. E então, ele se rende ao Senhor Jesus de todo coração com todas as suas forças e de todo seu entendimento.

Segunda: Reconhecendo o erro e havendo o arrependimento, então o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo vem sobre você e faz nascer um ser divino, transformando-o espiritualmente numa nova criatura. É a partir daí que a pessoa se torna, verdadeiramente, filha de Deus. Enquanto isso não acontecer, ela pode até estar salva, mas precisa nascer de Deus para manter a sua salvação.

Quando uma pessoa aceita Jesus não significa que ela tenha nascido de novo. Apesar de naquele momento, terem sido cancelados os pecados, ainda assim o novo nascimento, ensinado pelo Senhor Jesus em João 3:3 não aconteceu. A verdade é que a pregação do evangelho dá as pessoas as informações que precisam para tomar suas decisões. Quando as pessoas tem acesso as essas informações, imediatamente a maioria aceita a oferta de perdão dos pecados. Esse trabalho é realizado pelo servo e é a primeira etapa para o próximo passo do novo nascimento.

Mas, a obra do Novo Nascimento é totalmente diferente. Trata-se da atuação exclusiva da Pessoa do Espírito Santo diretamente no coração daquele que já submeteu sua vida ao Senhor. O próprio Espírito Santo detecta a sinceridade e o arrependimento na vida do candidato e aí sim, ele vem e transforma vidas.

O Novo Nascimento é o ato pelo qual o Espírito de Deus faz gerar nova criatura no interior daqueles que se rendem totalmente ao Seu Filho Jesus. Apesar dessa transformação ser realizada exclusivamente pelo Espírito Santo, ainda assim tem que haver a participação consciente do candidato. Assim como um filho é gerado com a participação mútua do homem e da mulher, também o Novo Nascimento ocorre com a participação mútua entre o Espírito Santo e o candidato.

O candidato tem que querer ardentemente conhecer pessoalmente o Senhor Jesus. Quando falo “conhecer” não me refiro a informações bíblicas Dele, falo de uma experiência pessoal entre o candidato e o próprio Senhor.

Quando isso acontece, O Espírito Santo age logo em seguida. Ele é quem revela ou apresenta Deus àqueles que desejam conhecê-lo mais do que tudo neste mundo.

Fonte: Trechos do Livro Novo Nascimento
BP. Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário